Hoje aprendi com um amigo do trabalho, duas novas (para mim) funções do Excel:
- Índice
- Corresp
O que quero tratar aqui, é que ele utiliza estas duas funções conjugadas para obter um resultado semelhante à família PROC. E não é por ele não conhecer estas funções, mas sim por conhecer bem é que ele utiliza as outras duas para melhorar o desempenho destas funções PROC.
Fiquei pensativo a respeito das deficiências que o levaram a mudar a função e quero dar um panorama de utilização das PROC.
Primeira e mais antiga de todas - PROC
Já quando digita =proc no Excel, ele já mostra a mensagem "Fornecido para manter a compatibilidade com versões anteriores"O PROC tem um comportamento irritante que não se sabe o que ele irá retornar se o intervalo procurado não estiver em ordem. E nossos dados nunca estão em ordem.
Serve, talvez, para tabelas com o filtro ativado em que você pode sempre classificar o intervalo de procura. Ruim.
Help para PROC
As substitutas - PROCV e PROCH
São as indicadas pelo Help do Excel para serem utilizadas em substituição ao PROC.Pontos positivos:
- Intervalo procurado pode estar em qualquer ordem e com dados repetidos. O primeiro que encontrar, a função retorna o correspondente
- O intervalo procurado e de resultado estão no mesmo intervalo, geralmente uma matriz. A coluna (no procv) ou a linha (no proch) são retornados por um simples número de índice
- Há a opção de retornar um valor aproximado ou o valor exato procurado
Pontos negativos:
- O índice é fixo, se mudar o tamanho da matriz, inserindo linha ou coluna, perde-se a referência e a fórmula deve ser atualizada.
- Os dados procurados devem estar obrigatoriamente na 1a coluna à esquerda da matriz (procv) ou na 1a linha da matriz (proch). Nem sempre os dados procurados estão nesta posição, o que obriga a inserção de nova coluna ou linha.
Há alguns vídeos interessantes no help da Microsoft:
- PROCV: Quando e como utilizar
- Os aspectos práticos de PROCV
- Pesquisar valores em uma planilha diferente
- Copiar uma fórmula PROCV - há um erro na indicação dele quando diz que o cifrão ($) deve estar à esquerda apenas das letras. Ele deve deixar apenas no primeiro argumento, que é o valor procurado, mas no intervalo que identifica a matriz, ele deve deixar obrigatoriamente os números (linhas) travados. Como ele copia a fórmula para baixo, travar as colunas da matriz não tem efeito.
Farei novo post indicando algumas artimanhas que eu utilizo para burlar os problemas que apontei para as funções PROCV/PROCH.
Help para PROCV
Help para PROCH
Help para PROCV
Help para PROCH
Acompanhei essa aula,posso fazer de desligado ,mas também aprendi .
ResponderExcluirExcel é o máximo... E olha que tem várias postagens interessantes neste blog sobre o programa. Vale a pena conferir!
ResponderExcluir