sábado, 7 de maio de 2016

Chromecast x Caixas de Som ativas - evitando um receiver

Essa é daquelas postagens da categoria 'Gambiarra Tecnológica'. Ficou legal, não reclama.

Hoje em dia, qualquer equipamento de som tem conexão bluetooth, wireless and so on... mas e se por um acaso você tem aquele equipamento de som já de certa idade sem estes tipos de conexão ou mesmo aquelas caixas de som amplificadas que são de qualidade mas só aceitam entrada RCA?

Minha situação era esta última e decidi modernizar as bichinhas.

Tenho um par de caixas da Microlab (lindamente) instaladas na cozinha com um belo quadro desenhado pela minha mãe ao centro, para animar os amigos nos jantares e petiscarias noturnas.

Mas sempre precisei deixar o celular ligado em um cabo P2xRCA. Não muito prático. (ver o suporte de celular abaixo da caixa à esquerda).
Caixas Microlab com um belo quadro ao centro. Créditos: Minha mãe, dona Marilza.



Resolvi então testar um conversor HDMI x VGA/YBPR que havia comprado para outro problema, que acabou resolvido de outra forma mais simples.




O conversor, obviamente chinês, é relativamente simples e barato (R$ 60,00) mas com aplicação para TVs/projetores mais antigos sem entrada HDMI.

No meu caso, queria usar o Chromecast nas minhas caixas sem conexão alguma.

Itens necessários:

  • Caixas burras mas boas

  • Chromecast

  • Conversor com saída de áudio RCA
  • Cabo RCA
  • Filtro de linha
  • Zip tie (a vontade)



As caixas têm um amplificador tipo placa com duas entradas RCA. Uma deixei ainda para o cabo P2 e a outra ficará no conversor HDMI.

Como eu já usava um repetidor de rede na cozinha, fiz uma união estável entre o conversor e o roteador usando o zip tie.

Atrás do conversor, o cabo RCA ligado na saída de áudio.

Na frente do conversor, vai o Chromecast.

A parte da gambiarra é organizar os fios (vários) da melhor forma possível. Mais zip tie e uma extensão ou filtro de linha com algumas tomadas. Três neste caso - roteador, Chromecast e conversor.

Em baixo da prateleira da caixa, o suporte para celular que pode tanto estar ligado no P2 quanto apenas transmitindo para o Chromecast.

O suporte é daqueles (chineses) de colocar no painel do carro. No meu caso, a haste estragou e eu aproveitei o que sobrou e colei na parede. Funciona e ficou (até) elegante.


Por fim, o programa que transmita para o Chromecast, neste caso, estou usando o Tunein.

Espero que, com posts deste tipo, eu tenha inspirado a dar soluções para os problemas do dia a dia. Não necessariamente fazer a mesma solução que a minha, mas mostrar que tudo pode ter uma funcionalidade com um pouco de criatividade e material à mão.

Boas gambiarras a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!