Passando pelos comerciais e mais conhecidos, temos:
- Dropbox
- OneDrive (pessoal e business - antigo Sharepoint)
- Google Drive
Como montei um servidor de arquivos e mídia em casa, com ele temos algumas boas opções para diversos serviços. Um deles é o serviço de nuvem.
O que estou usando é o Syncthing, que funciona em diversas plataformas que além do Windows, funciona com o FreeNas do meu servidor.
Antes de mais nada, ele não é uma nuvem como as outras mencionadas acima. O Syncthing não possui servidores próprios. Ele é um programa desenvolvido para nuvens pessoais, ou seja, o armazenamento deve ser seu, fisicamente falando.
Você não tem necessariamente que ter um servidor de arquivos. O Syncthing pode manter pastas sincronizadas em dois computadores de uso diário. Pastas comuns para dois ou mais usuários distintos, sem necessariamente ter um computador que centralize os arquivos.
Instalação FreeNas:
Na aba plugins, localize o Syncthing e instale:
Ligue o plugin na aba de plugins instalados.
Agora temos que atribuir um armazenamento para o Syncthing, ou seja, qual drive/pasta (dataset) ele irá utilizar para sincronização dos arquivos no servidor FreeNas.
Na lateral esquerda do WebGUI no FreeNas, localize os Jails e syncthing_1. Expanda e irá aparecer Storage e, em baixo dele, Add Storage.
Previamente, eu criei uma pasta no drive (dataset) onde quero que o syncthing trabalhe.
No Add Storage, fica assim:
Eu já utilizei a pasta 'mnt' como Destination, mas a 'media' é a normalmente indicada. Para melhores a mais avançada orientação com relação ao acesso e usuários, ver a página Installing and configuring the Freenas Syncthing-plugin.
Para acessar o programa do Syncthing instalado no FreeNas, clique em 'Syncthing' na guia lateral e então na palavra 'here', que é um link para o programa:
Instalação concluída.
Instalação Windows:
Descompacte a pasta zipada e localize o arquivo syncthing.exe. Você pode deixar onde está ou movê-lo para uma pasta mais adequada.
Eu prefiro (e o manual do Syncthing sugere) criar uma pasta na raiz do drive C: com o nome syncthing e colocar o .exe nela.
Temos agora que criar o arquivo syncthing.bat que será executado sempre que ligar o Windows.
Botão direito do mouse, escolha Documento de Texto (arquivo.txt). Posteriormente renomearemos a extensão para .bat.
Edite o arquivo texto com o bloco de notas e coloque a linha de comando:
start "Syncthing" syncthing.exe -no-console -no-browser
Salve, feche e renomeie a extensão do arquivo para .bat. O arquivo ficará syncthing.bat.
Há a opção, como indicado no manual, de apenas colocar o arquivo .bat no startup. Eu prefiro outro método utilizando o Task Scheduler (Tarefas Agendadas) que vi no vídeo do YouTube (link abaixo nas fontes).
Basta ir em Painel de Controle e digitar Task Scheduler.
Clicar com botão direito sobre "Task Scheduler Library (Biblioteca de Tarefas Agendadas)" e "Create Basic Task (Criar tarefa básica)".
Sequência (imagens valem mais que mil palavras):
Pode clicar duas vezes no arquivo .bat para executar a primeira vez, se não quiser reiniciar o computador.
O programa pode ser acessado digitando o endereço http://127.0.0.1:8384/ no navegador.
Está pronta a instalação. Uso do programa farei postagem em outra oportunidade.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!