sábado, 30 de março de 2013

Trocar vidro Samsung Galaxy S3 - Glass replacement Galaxy SIII (Gorilla Glass)

Eis que me deparo com mais uma oportunidade de realizar a manutenção de um eletrônico e postar aqui no blog.

Estado que recebi o aparelho para trocar a tela

Desta vez foi o vidro de um Samsung Galaxy S3 de uma amiga de trabalho. Como foi apenas o vidro e não o cristal líquido (LCD), o custo ficou baixo. Ainda mais quando o cara maluco diz que troca bem fácil (?).



Nem sabia o que tava falando, mas tinha certeza que com alguns tutoriais, poderia fazer.

Foi o que aconteceu. Ela entrou no Mercado Livre e pediu o vidro. Quando chegou, perdi uns 15 min e assisti alguns vídeos no YouTube.



Pude perceber que o mais complicado seria a remoção da tela. Todos os vídeos que eu vi, os caras demoravam muito para remover a tela antiga por causa da cola.

A maioria deles utilizava um secador de cabelos para aquecer a tela quebrada e amolecer a cola. Sofrimento completo.



 Por sorte eu tinha um soprador serigráfico, saldo dos meus tempos de "chipador" de carros.

Mas o grande desafio é fazer um serviço tão delicado com sua filha de 3 anos querendo "participar".


E querendo atenção....


Em todos os vídeos os caras usavam apenas estilete e espátulas plásticas. Como sou um cara que gosta de ferramentas, resolvi utilizar estas chaves de fenda de precisão.


O começo é bem complicado. Até o vidro começar a descolar, falta pelo menos mais uma mão. Nessa hora tem que usar um pouco de criatividade e o queixo...



Neste momento eu estava bem empolgado. Achei que tinha descoberto o veio e o vidro, como mágica, descolaria por inteiro, já que o vidro original é colado por inteiro, ou seja, também na tela LCD abaixo dele. Diferente do vidro substituto.



Nesse momento a empolgação sumiu. Acabei forçando demais e o vidro partiu em pedaços bem pequenos. O trabalho multiplica pelo número de cacos.


Percebi que a temperatura é a chave do sucesso na remoção do vidro, mas tendo o cuidado pra não derreter o telefone, já que o soprador serigráfico também é usado para derreter estanho e tirar ou soldar componentes. Imagine o que ele pode fazer com uma tela de LCD ou as peças plásticas do telefone.

Pedaços maiores requerem paciência. Aplicar pressão suficiente para não quebrar o vidro e segurar assim enquanto a cola vai soltando lentamente.

Talvez seja por isso que os que usaram secador de cabelos não tenham mencionado o problema do excesso de temperatura. Não conseguiam esquentar a esse ponto.

Os pequenos pedaços são tirados um a um

Com bastante temperatura, os pequenos pedaços saem facilmente.

E por isso também que sofreram tanto para se atingir a temperatura de remoção ideal. Já com o soprador, entre 5 e 10 segundos são o suficientes para derreter a cola.


Com o aumento da experiência, o processo vai ficando mais rápido.

Não se iluda com a tela. Parece plástico. Tanto a original quanto a substituta. Mas é vidro sim e  se quebra em lascas e pontas bem afiadas.

Essa parte de baixo daria medo se eu não tivesse visto como funciona antecipadamente.

Essa parte inferior do telefone, os botões touch de "voltar" e "menu" iluminados são leds presos a uma fita. Esta fita por sua vez é presa no telefone apenas pelo lado esquerdo. Portanto, quando tirar o vidro do lado direito, não se assuste se ele sair por inteiro.

E tinha alguém ainda por cima querendo brincar de gatinha.


Com o vidro todo removido, achei que tinha acabado. Ledo engano. A limpeza foi uma tarefa igualmente árdua.


Mas não por causa da cola remanescente no LCD como todos mencionaram em seus vídeos. Essa na verdade foi a mais fácil.
Quem nunca tirou um tatuzinho do nariz e fez bolinha entre os dedos? Pois é igualzinho. Só ir empurrando e passando o dedo por cima que a cola vai criando bolinhas e se aglomerando, ficando fácil remover.

Todos mencionaram usar pano. Comecei com esse processo e logo percebi que não era o certo.


Utilização de pinça para pequenas lascas de vidro nas bordas no meio da cola 

O mais complicado na limpeza são as bordas. Nos vídeos eles deixavam com cola. Apenas um que eu vi tinha limpado tudo e depois aplicou um adesivo dupla face nas extremidades e sofreu com o problema do espaço criado entre o vidro e o LCD.

No meu caso, a tela além de muito estilhaçada, tinha ficado por muito tempo em uso depois de ter quebrado. Havia uma grande quantidade minúsculas lascas de vidro e da tinta branca da tela misturadas na cola remanescente das bordas.





Isso poderia impedir o bom assentamento do novo vidro e até prejudicar na aderência.

O que me deixava em dúvida sobre que caminho seguir, é que todos recomendaram deixar a cola das bordas para colar o vidro substituto. Mas não tinha segurança em deixar uma cola tão contaminada de sujeira.

Foi aí que me ocorreu que a cola que eu estava removendo, era muito parecida com cola de PVC. Essas mesmo de material de construção.

No meu caso, eu tinha uma cola semelhante de remendo de piscina plástica.


Com isto, me senti livre para remover toda a cola do telefone.


Utilizei as chaves de fenda de precisão para o acabamento fino.


Praticamente limpo.


As lascas de vidro e a utilização do estilete fizeram pequenos riscos no LCD


Apliquei com a chave de fenda de precisão, uma fina camada da cola nas extremidades e bordas.

Outro problema encontrado nos vídeos que vi, foi manter a fita com os botões touch no lugar para a colocação do vidro.

Eu acabei utilizando a própria cola sob cada LED e segurei por um momento até permanecerem no lugar.



Com o soprador, esquentei toda borda com a cola aplicada e pré aqueci o vidro a ser aplicado.


Posicionei o novo vidro no lugar e esquentei novamente deixando bem quente e então aplicando pressão com a mão. Apoiei o telefone sobre uma flanela e utilizei outro pano para apertar com a mão, já que o telefone estava bem quente.


Para finalizar, ligar o telefone com os dedos cruzados. Primeiro pra saber SE ele vai ligar, depois de tanto ar quente na cabeça. Depois pra saber se o touch iria funcionar, o que era meu maior medo.


 Mas no final, deu certo. O telefone ligou e principalmente, a tela respondeu normalmente.

Os LEDs também funcionaram normalmente.

Com o trabalho realizado, restam as ponderações finais.

Acredito que a resistência a quedas da nova tela seja inferior à original. Não pela qualidade do material, mas por que a tela original é inteiramente colada, tanto na carcaça (bordas) e principalmente no LCD, o que lhe confere uma maior "unidade" ao conjunto.

Há uma pequena sensação de "oco" justamente por causa da falta de adesivo entre a tela e o LCD. Mas quando eu digo "pequena sensação", é algo que só um doente por perfeição como eu percebe.

Resta agora rezar para que a cola de piscina segure a tela no lugar. Ainda bem que a proprietária do celular é bem cuidadosa :)

36 comentários:

  1. sobre o touch screen, brilho e as cores, fica 100%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a estes aspectos, fica normal. Não vi qualquer alteração.

      Excluir
    2. Essa foto no aparelho é da sua amiga? Ela é bem GATA!! Passa o número do telefone dela?

      Excluir
  2. Sérgio, um amigo trocou do meu mais não colocou cola, dai a tela tá soltando, esta funcionando mals + esta, vc acha que consigo colar ainda e ficar legal?

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, um amigo trocou do meu mais não colocou cola, dai a tela tá soltando, esta funcionando mals + esta, vc acha que consigo colar ainda e ficar legal?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma dúvida que esta retardando a tentativa da troca do vidro. Comprei o vidro e recebi também um adesivo dupla face no tamanho total do aparelho, mas com vários cordes nos locais da câmara, botóes etc... Minha dúvida é: Quando eu retirar o vidro eu terei que colocar o adesivo dupla fale só ao redor do aparelho, embaixo e encima ou também tenho que colocar na tela? Pro que desta dúvida, quando tiramos vidro do aparelho ele esta colado a tela e se colocarmos sem a cola, creio que irá ter um vazio e como mencionado acima. Desde de já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
  5. O meu s3 está normal, eu queria mudar a carcaça dele pra a cor branca pois ele é grafite.
    Tem como ?

    ResponderExcluir
  6. Cara se ta tdo funcionado não corra o risco de abrir seu s3 e desenvolver novos problemas

    ResponderExcluir
  7. Torquei a tela do meu galaxy s4 e gerou um vacuo do lcd com a tela de vidro, tem algum tipo de cola ou adesivo para que seja aplicado na tela de vidro para ficar totalmente firme ao lcd?
    obg.

    ResponderExcluir
  8. tem uma pelicula da 3m especial para preencher este vacuo entre a tela e o lcd

    ResponderExcluir
  9. Ola meu celular igual ao dela quebrou, gostaria de trocar, como faço para conversar com voce. mando meu email alicetamara.at@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ola meu celular igual ao dela quebrou, gostaria de trocar, como faço para conversar com voce. mando meu email alicetamara.at@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá meu galaxy s3 trincou o vidro.
    O problema é que na assistência técnica autorizada eles trocam tudo e cobram 550 reais. :(
    Eu não tenho coragem de trocar o vidro e não conheço ninguém que possa trocar pra mim. D:
    O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  12. Meu note 1 quebrou a tela e antes de "morrer" em R$800,00 pratas resolvi trocar a mesma seguindo alguns videos e as suas colocações. Descobri que dá pra tirar a tela quebrada aquecendo-a e passando uma fina lamina de gilette com muito cuidado. Assim vc vai cortando a camada de cola ao meio.
    Para colar a nova tela usei silicone, só nas bordas e nos espaços proximos aos comandos. Funcionou muito bem. O segredo é passar com algo bem fininho. Eu usei uma agulha de seringa de farmacia. Para limpar a cola antiga usei cotonete com acetona, removeu que foi uma beleza. Apos isso limpei com limpa vidro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa solução! Obrigado por compartilhar a experiência.

      Excluir
    2. quanto custa só o vidro? alguem sabe?

      Excluir
    3. 70 reais no mercado livre, o secador tem que ter 80°

      Excluir
    4. 16 R$ ja com adesivo frete em torno de 8,00

      Excluir
    5. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574385456-tela-vidro-s3-samsung-galaxy-i9300-lente-touch-screen-3m-_JM

      Excluir
  13. Tauan Vaz, estude esta publicação, vc poderá precisar dela!

    ResponderExcluir
  14. Olá, vc poderia trocar do meu? segue meu email... sandra_lomartins@hotmail.com grata!!! tenho o vidro mas estou sem coragem de tentar...

    ResponderExcluir
  15. Amigo por acaso ficou algum espaço entre o LCD e o vidro?? Vou trocar o meu com essa tal dupla face aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um com a fita dupla face e ficou espaço, prejudicando o touch. Eu não utilizaria a dupla face.

      Excluir
    2. para que essa distancia some tem que aquecer o aparelho no secador para que a dupla face derrete ate colar. temperatura para aquecer 80°.

      Excluir
    3. tem a dupla face propria para o s3 ele tem o formato da tela meracdo livre vende

      Excluir
    4. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567974737-adesivo-especial-p-tela-vidro-galaxy-s3-i9300-s4-i9500-i9505-_JM

      Excluir
  16. Pooo cara, legal essa publicaçao parabens vou fazer isso no meu, pode passar alguns links dos videos que vc viu e o link do mercado livre

    ResponderExcluir
  17. Na Maioria dos casos esse serviço feito por leigos , danifica o lcd. leve a um profissional caso não queira correr riscos

    ResponderExcluir
  18. Legal este post Parebéns. Me encorajou a tentar trocar o vidro do meu s3

    ResponderExcluir
  19. Que post fantástico! Não só ensina o pessoal a trocar o vidro, como ainda mostra que tem humor. Parabéns. Receba aqui de Portugal um abraço.

    ResponderExcluir
  20. parabens pelo post vou trocar a tela do meu...
    autorizadas cobram muito caro...

    ResponderExcluir
  21. ficou muito boom, preciso fazer isso no meu!

    ResponderExcluir
  22. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574385456-tela-vidro-s3-samsung-galaxy-i9300-lente-touch-screen-3m-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo escolher um vendedor com melhor reputação.

      Excluir
  23. Será que acho essa cola aqui em guarabira PB? Comprei a tela pelo ML e agora estou sem a cola. Se não achar por aqui acho que vou ter que pedir pelo ML novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o comércio de sua cidade, mas a cola é bem simples. Tente em alguma loja de material de construção. Tem aquelas colas transparentes de colar cano de PVC. Tem composição semelhante.

      Excluir

"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!