domingo, 27 de novembro de 2011

Mudança de domínio e explicação do nome do Blog

Semana passada foi interessante para o blog. Retirei o ".blogspot." do endereço do site. Ok, vamos do começo.

Quando criei o blog, era necessária a criação de um endereço da página para que todos pudessem acessar o site. Este processo tomou um certo tempo pois deveria ser um endereço único mas de fácil entendimento / digitação e além de tudo, eu deveria me identificar com ele.

Por um desvio qualquer no curso, o nome escolhido para o endereço ficou por um bom tempo diferente do nome da página.



Para o endereço eu havia escolhido 'serjátila' e quando comecei a montar a página, achei que o nome não iria ficar legal ou que o ego estava exacerbado ao extremo se colocasse meu nome como nome da página.

Portanto, imaginei algo que demonstrasse essa febre de pessoas terem esse desejo de externar idéias, vontades, necessidades de compartilhar experiências com o mundo.

Daí surgiu o nome Bloggomania, ou mania por blogs, mania de blogs... o que fosse. Se bem que a ideia também, era que o nome tivesse uma pronuncia em inglês. Apenas porque soava melhor. Seria algo como 'blogomêinia'. Mas acredito que eu era o único que pronunciava assim.

Quanto ao endereço da página, havia algo que me incomodava. Como há a necessidade de que o nome da página venha acompanhado do nome do sistema ou ferramenta de gerenciamento de blogs, o endereço havia ficado www.serjatila.blogspot.com.

Este blogspot como sobrenome causava um certo desconforto. Visual e principalmente na hora de compartilhar o endereço via oral.

Muitas das pessoas que acessavam a página não tinham a menor ideia de qual era o endereço, apenas tinham salvo no histórico ou no seus favoritos ou apenas acessavam quando eu disponibilizava o link pelos twitter/face/orkut da vida.

Mas vendo outras páginas de pessoas tão comuns quanto eu, percebia que não havia a necessidade deste "sobrenome" no meu endereço.

Após uma pequena pesquisa, descobri que eu deveria comprar meu domínio. Isto iria me custar US$ 10,00 por ano. Isto mesmo, 10 dólares por ano pra manter uma página com o meu nome e hospedar endereços de e-mail para outras pessoas com o domínio @serjatila.com.

Bom, vendo o endereço atual da página, vocês podem perceber que eu acabei pagando os tais dólares.

Mas então percebi também que não havia mais a necessidade de manter um nome para o endereço e outro para a página e que colocar meu nome ou um nickname como nome da minha página, não seria uma manifestação exacerbada do meu ego e sim apenas o nome de quem escreveria as postagens, como todos os outros blogs fazem. Utilizando 'Blog do Fulano' ou pseudônimos para identificarem suas páginas.

Foi aí que aboli o Bloggomania e assumi de vez o Serjátila.

Tudo bem, mas de onde saiu esse nick nada convencional?

Na época de faculdade, eu e alguns amigos, éramos jogadores ferrenhos de um jogo chamado War II. Jogo de tabuleiro com dados e peças representando exércitos onde os objetivos eram sobre a conquista de territórios. Costumávamos virar noites nos finais de semana jogando.




Pois bem, com o término da faculdade, findaram-se também as partidas de War. Mas alguns anos depois, conheci um jogo por computador chamado Age of Empires. Nele, cada jogador assume um povo para representar para batalhar contra outros jogadores. Muito semelhante ao jogo War, só que era um tanto mais completo pois tínhamos que controlar vilarejos para produzir os insumos necessários para sustentar nossas guerras. Como todo jogo deste tipo, cada um escolhe um nome que vai te identificar durante a batalha.





No começo usávamos simplesmente o nome, mas depois de um tempo e de algumas provocações, percebemos que seria mais interessante e provocativo se mesclássemos nossos nomes com alguns dos generais / reis mais famosos da história.

Agora fica fácil saber a origem né? Como eu queria causar um certo impacto, escolhi Átila, o Huno. Pelo seu histórico de conquistas e carnificinas.

Sergio + Átila = Serjátila

E esse nick permaneceu até os últimos dias de Age of Empires. Até ressurgir aqui no blog.

Pra quem quiser conhecer o jogo:

http://bit.ly/tRkPZb

http://www.ageofempires3.com/


4 comentários:

  1. Depois destas explicações, posso afirmar que o site vai voltar para os favoritos que fica mais fácil!!!!
    Abraços
    jimmy

    ResponderExcluir
  2. Que engraçado, eu li esta pagina até o final, porem o que eu queria era site de mudanças em goiania kkkkkk

    https://www.mudancasgatoazul.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tenho certeza então que essa postagem não te foi muito útil. Mas espero que outras informações de outras postagens possam ter agregado em algo. hehehe

      Excluir

"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!