sábado, 5 de novembro de 2011

Conserto de vassouras e afins

Meu blog tem o conceito de ser inovador portanto, aqui vai um assunto realmente novo na internet. Tá certo, é muita pretensão ter algo novo na net, mas vamos combinar, não é um assunto comum.

Vou aproveitar meus afazeres domésticos e compartilhar com os maridos de primeira viagem uma forma gambiarrística mas extremamente funcional e principalmente barata. Sim, mais barata que comprar uma vassoura nova.

Talvez algum dia alguém tecle no Google "como consertar vassouras" e quem sabe ele seja redirecionado pra cá né? Então vamos lá.

Me foram passadas duas tarefas aparentemente simples: Conectar de forma eficiente dois cabos de madeira em duas vassouras.

A grande questão é que eles já foram conectados e foram danificados, então não basta simplesmente rosquear ou plugar.

O primeiro cabo de madeira tem uma ponta de plástico que fazia a conexão com a vassoura por rosca. Essa ponta havia rachado.



A solução foi salpicar de pequenos pregos ao redor da ponta de plástico e arrematar com um arame enrolado que vai garantir a pressão necessária para que a ponta não trabalhe e expulse os pregos.

Nesta foto observamos a rachadura na ponta de plástico e como o arame mantém tudo unido.

A ponta do arame enrolada é algo perigoso para se deixar para fora. O que eu fiz foi fazer uma pequena dobra para o lado do cabo e martelar para que ele entre no plástico, evitando acidentes.

Já a segunda vassoura foi um pouco mais complexa, já que a rosca é no próprio cabo de madeira e essa rosca havia espanado.


Utilizei primeiramente dois pregos pequenos para firmar o cabo à vassoura. Com isso eu poderia colocar os parafusos sem necessitar ter 4 ou mais braços.
A seguir foram colocados 3 parafusos, um de cada lado da vassoura atravessando o cabo por dentro e mais um entrando direto no cabo e atravessando até a vassoura pelo lado de dentro.

Mesmo as peças firmemente conectadas, havia ainda o problema de um movimento lateral não desejado.


Foi então que introduzi um parafuso de cada lado nas lacunas que haviam entre o cabo e o buraco na vassoura. Isso restringiu completamente o movimento entre as peças.

Tenho certeza de ter feito uma esposa mais feliz hoje!



2 comentários:

"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!