quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Formatação Condicional - Zebrado

To afim de escrever sobre algum assunto mais leve do Excel. Por isso resolvi mostrar o uso da formatação condicional pra destaque de linhas em uma planilha.

Confesso que vi essa solução primeiramente na planilha de um colega. Então a solução inicialmente não é minha. Nem os direitos autorais. Mas a solução é simples e inteligente.

Bem, a formatação condicional que eu vou mostrar é do Excel 2007 em diante. Mas pode ser usada nas versões anteriores também, onde eram permitidas apenas 3 condicionais.

Primeiro passo é selecionar as células onde será aplicada a formatação (pode-se alterar depois gerenciando as formatações)


Seleciona o botão de Formatação Condicional. O Excel pode mudar a apresentação deste botão de acordo com a largura da tela.
Próximo passo é selecionar a última opção no quadro. 'Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas'

Digitar a fórmula a seguir no campo 'Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira'
=épar(lin())
Para entender e não só copiar, a função LIN() retorna o número da linha da planilha e a função ÉPAR(num) retorna VERDADEIRO quando o argumento 'num' for um número par. Caso contrário, retorna FALSO.

Em seguida, clique no botão 'Formatar' para escolher que formatos deseja aplicar nas células quando a fórmula retornar VERDADEIRO.

No meu caso, vou escolher apenas pintar as linhas pares de roxo.

Essa é a cara da janela de formatação condicional que deve estar antes de dar o OK.

E essa é a cara da planilha formatada. Bacana né?

Esse tipo de formatação ajuda a encontrar valores em planilhas com muitas colunas e quando não queremos usar apenas as bordas.

Um comentário:

"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!