sábado, 9 de julho de 2011

Séries

Não sou daqueles fanáticos com séries, mas gosto de bons filmes e algumas vezes, fico com uma sensação de que o filme não deveria acabar.

As séries são uma boa alternativa para isso. Mas encontrar séries boas o suficiente para fazer querermos continuar a ver é bem mais raro.

Se fizermos um levantamento de todas as séries que estão por aí a bastante tempo (4 temporadas ou mais), poucas terão uma essência ou estória realmente boa. A maior parte não demanda muita assiduidade aos episódios. Geralmente estas séries cativam pelos personagens e as relações entre eles e não criam uma grande trama que nos faça pensar ou nos prendam pelo desenrolar da estória.

Acho que a maior parte das pessoas não quer um compromisso com a série. Por diversos fatores imagino.
O primeiro deles é estar toda semana no horário exato para acompanhar os capítulos. Por isso, uma série que crie estórias isoladas em cada episódio fica mais interessante.
Outro fator, acredito eu, é que a maioria quer assistir algo apenas para relaxar a mente, sem obrigação com pensamentos maiores do que ativar os músculos do riso.

Entendam bem, não sou o tipo "cult" que quer assistir apenas algo mais "elevado". Adoro séries de comédia. Sou loucamente fã de Friends. Mas algumas séries se mostram tão sem sentido e tão fracas e ainda assim tornam-se grandes sucessos.

Não vou criar confusão citando o que considero de péssimo gosto. O objetivo inicial deste post era mostrar as que eu acredito realmente valerem a pena e compartilhar outras que assisti ou que estou assistindo que acho são interessantes.

Vamos a elas:

1) Friends - Acabou em 2004 e teve 10 temporadas. Era leve e tinha um humor simples do tipo que temos com amigos nossos. Me faz lembrar muito os amigos de faculdade e o humor que tínhamos na época.



2) Dexter - Demorei para começar a assistir. Quando comecei, já tava rolando a 4a temporada. Tentei assistir o primeiro episódio da primeira temporada mas foi difícil. Não me cativou. Mas como era tão bem falada, resolvi fazer um esforço. Ainda bem. A série é realmente boa. Tem o drama maior que é o certo e errado sempre sendo colocados à prova em um corpo isento de emoções que é o Dexter.

3) Game of Thrones - Uma produção da HBO que ta mais para superprodução. A séria tem a qualidade de um filme. A primeira temporada teve 10 episódios. Assisti até o 5o episódio e gostei tanto que comprei os dois primeiros livros. Tomei a decisão de só continuar a assistir quando a leitura se igualar com a tv. Vou longe. 600 páginas cada livro... Mas to animado. No livro, to na metade do primeiro episódio da tv.

4) Falling Skies - Vou começar a ver. Outra superprodução HBO com assinatura Steven Spilberg. Bem cotada.

5) Flash Forward - Morreu na primeira temporada. A única explicação pra uma série assim acabar logo na primeira temporada, é o que eu expliquei anteriormente. Ninguém quer ter a obrigação de assistir o episódio 3 depois do 2. Querem assistir qualquer episódio e isso não afetar a série. Isso não serve para o Flash Forward. Perdeu um episódio... se perdeu!
A trama era muito bacana. O mundo todo sofre um apagão de 2 min e 17 seg. Neste período, todos se viram num futuro 6 meses adiante. Daí em diante a trama é descobrir o porquê ocorreu, quem foi o responsável e como ocorreu. Foi muito bom. Uma das melhores séries que já assisti.
6) Paradox - Série inglesa com uma trama científica de boa qualidade na minha opinião. Se bem que série inglesa é mais difícil a nossa adaptação. Morreu no 6o episódio da primeira temporada. Eu tava gostando. Mas acabou. Pena.

7) Camelot - Achei que seria mais uma tentativa de cópia do Game of Thrones, mas pelo que soube, começaram paralelamente. A estória é conhecida. Sobre Camelot do Rei Arthur. Assisti o primeiro e segundo episódios apenas, mas já promete.
Pelo que deu pra perceber, é que vão fugir um pouco da estória do Rei Arthur. Acho mais que justo e necessário, senão toda a trama já seria conhecida.

8) Nikita - Releitura da série Nikita com a loira dos anos 90. Não lembro muito da série daquela época, só sei que esta nova está muito boa. Terminaram a primeira temporada e já está confirmada a sua continuação para a 2a temporada. A séria tem ritmo, ação e um bom roteiro. Os atores muito bem escolhidos. Destaque de atuação para Percy (Xander Berkeley) e destaque visual para Nikita (Maggie Q). To no aguardo.

9) Visitors - Outra releitura de uma minissérie dos anos 80. Lembro vagamente dessa minissérie da época, mas só sei que fez muito sucesso. Esta de agora teve uma primeira temporada bem boa. Mas me fez perder um pouco o interesse na segunda temporada. Acho que a causa foi o longo tempo entre uma temporada e outra.  Por sinal, a série termina com esta segunda temporada mesmo. Recomecei a assistir mas sem muita empolgação agora. To mais animado com o Game e o Camelot. Vale a pena se você ainda não viu.
10) No Ordinary Family - Série mais pra sessão da tarde e sem muita pretensão de super série. Mas ainda assim tem uma trama geral que faz ela valer a pena assistir. Além da bela Julie Benz que é advinda do Dexter #ripRita

11) Smallville - O que dizer de Smallville? Foi uma série que conseguiu se manter por 10 temporadas apoiada na idéia do superman. Escrevendo agora sobre ela, percebo que vem à mente apenas as 3 temporadas finais da série, que foram realmente fracas. Mas se lembrarmos daquela "outra" Smallville até a 7a temporada, percebemos o quanto era boa a estória além dos poderes de Clark. Vou confessar que sou fã da séria e tive que utilizar de algum esforço para assistir a 8a e 9a temporadas. Mas o fato de saberem que a 10a seria a última, fez com que fizessem a estória "andar", tornando ela mais palatável. Eu recomendo, sempre. Ah, atração visual para a nossa querida Kristin Kreuk e atuação de Michael RosenbaumJohn Glover e John Schneider.


12) Band of Brothers - Em tempo, temos outra super produção com a assinatura de Spilberg em parceria com a HBO. Conta a história de soldados na segunda guerra mundial e seus laços de amizade. Comecei a assistir no método share screen. Em inglês pra não ficar sem graça dizendo que comecei a assistir com um amigo. Mas esse amigo, pra não dizer @epsouza, por motivos de logística e agenda, abandonou o share screen ficando apenas eu no single screen. Série tá em pausa lá em casa. Mas a história realmente empolga e produção digna de filme, na mesma categoria do Game of Thrones.

4 comentários:

  1. Bem lembrado, já foi corrigida a postagem com nosso querido Band of Brothers!
    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Muito boa seleção. Acrescentaria apenas “24 Horas” com o eterno agente secreto Jack Bauer (Kiefer Sutherland), pois apesar de cada série apresentar uma nova estória, acabava sempre por ter uma ligação entre as mesmas. Além do mais, o desenvolver da trama se deu de forma a gerar sempre uma fissura no telespectador pela expectativa da próxima hora, uma vez que as cenas eram sempre de muita emoção e adrenalina... Fica aí a dica :D

    ResponderExcluir
  3. Muito bem observado, mas veja, dei opinião apenas nas séries que eu acompanhei. Tenho certeza de que essa lista seria muito maior se colocássemos as séries que realmente valem a pena.
    Mas está dada a dica. Tenho certeza de que algum fã de Lost, Fringe, Prision Break, Supernatural tbm pode ter ficado magoado, mas eu não vi... então, não opino hehehe

    ResponderExcluir

"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!