sábado, 18 de junho de 2011

Excel - Respondendo pergunta

O amigo Josiano Martins Sousa  perguntou pelo meu Orkut:

"Como pegar resultado de outra planilha e ficar em vermelho quando for negativo!"


Se eu entendi bem, podemos imaginar uma planilha com alguns cálculos e realizar uma formatação no resultado.
Primeiro, "pegar resultado de outra planilha", seria o vínculo entre planilhas

A melhor e mais prática forma de se vincular células entre planilhas, é simplesmente digitar o operador "=" e clicar na aba da outra planilha e depois na célula que contém o valor que se quer transportar.



No caso ao lado, a partir da Plan2, digitei o "=" e cliquei na célula A1 na Plan1. Pronto, só teclar "Enter" e seu valor foi transportado para na Plan2.




Já com relação a "ficar vermelho quando for negativo", há duas formas que eu utilizo.

A primeira e mais "correta" é usar a formatação da célula e formatar o número.


Pode-se utilizar o atalho ctrl+1 para abrir essa janela ou clicar com o botão direito sobre a planilha e selecionar "Formatar células..."
Observe que já existem as opções para formatar em vermelho (com ou sem sinal negativo), tanto para formatação como número ou como moeda.
Mas você só pode escolher o vermelho. Vamos tentar agora formatar em amarelo quando for negativo, sem utilizar a formatação condicional.


A formatação das duas células é a mesma. Pintei o fundo de cinza para ficar visível.
Para ter essa cor ou qualquer outra que desejar (e souber o nome), basta entrar em "Personalizado" e digitar a formatação do número como quer (número, moeda ou com algum complemento), depois digitar um ponto e vírgula e formatar como deseja que seja quando negativo. Para cores, digitar a cor que deseja entre [ ]

Uma última brincadeira. Quero que quando positivo, ele escreve o número formatado como moeda por metro quadrado. E quando for negativo, formate número em azul por kg.
Ficaria assim:

Para provar que não estou digitando a unidade e a formatação, recortei a imagem da barra de fórmulas, que demonstra o que está digitado na célula.
Note que coloquei fortamações diferentes de cada lado do ";". Isso diz ao Excel como proceder quando o número for maior que 0 e quando for menor que 0.

A outra forma que mencionei no início do tópico, é a formatação condicional. Não faz alteração como fizemos neste caso apresentado. Colocando unidades no número digitado, mas a gama de possibilidades de formatação são muito maiores. Podemos formatar a fonte, a cor do fundo, cor da borda, além da cor e forma das bordas.

Mas fica como assunto para um próximo tópico.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Be cool" quando for escrever seu comentário. Seja construtivo!